quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

PREFÁCIO


OBJETIVO DESSA PÁGINA COM 18 ESTUDOS
ESTUDOS BÍBLICOS ONLINE: Tem como objetivo desmitificar o conceito de que a Bíblia é um livro complexo e difícil de entender. Quando se tem uma boa motivação e a orientação do Espirito Santo de Deus fica bem mais fácil entendê-la. A BÍBLIA é composta de 66 escritos e já foi chamada de “a coleção de livros que teve a maior influência na história humana”. De fato, ela influenciou algumas das maiores obras de arte, de literatura e de música do mundo inteiro. Sua influência na vida das pessoas de todos os níveis sociais tem sido especialmente marcante. Nestes dezoito capítulos que seguem não serão postados assuntos polêmicos ou doutrinários, porque fugiria do ponto principal dessa publicação que é aprender a manuseá-la melhor, e através do seu “Estudo e da sua Pesquisa” compreender que ela é “A Palavra de Deus”.

QUANTO TEMPO PARA ESTUDA-LA E PESQUISA-LA? A Bíblia não declara especificamente o tempo de leitura. Por exemplo, o conselho de Deus a Josué, foi que ele deveria ‘ler este livro da lei em voz baixa dia e noite’, a fim de agir sabiamente e ser bem-sucedido na designação que Deus lhe dera. (Josué 1:8) Depois declarou-se adicionalmente: “Feliz é o homem que não tem andado no conselho dos iníquos, Mas, seu agrado é na lei de Deus, e na sua lei ele lê dia e noite em voz baixa.” (Salmo 1:1, 2) Jesus nos advertiu: “Está escrito: ‘O homem tem de viver, não somente de pão, mas de cada pronunciação procedente da boca de Deus.’” (Mateus 4:4)

16 PONTOS PARA COMPREENDER MELHOR A BÍBLIA
1 - PREPARE O CORAÇÃO E A MENTE: Esdras um antigo líder do povo de Deus, ‘preparou seu coração para consultar a lei de Deus’. (Esdras 7:10) O apóstolo Paulo escreveu para companheiros cristãos: “Quando recebestes a palavra de Deus, que ouvistes de nós, vós a aceitastes, não como a palavra de homens, mas, pelo que vorazmente é, como a palavra de Deus.” (1 Tessalonicenses 2:13) 
2 – A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO: Visto que a Bíblia foi inspirada por Deus devemos pedir ajuda a ele para entendê-la. Os servos de Deus no passado faziam uma oração antes de estudar a sua palavra.  O REI EZEQUIAS: “Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei, e observe de todo meu coração.” (Salmo 119:34) O LÍDER MOISÉS: “E agora, por favor, se eu tiver achado favor aos teus olhos, por favor, faze-me saber os teus caminhos, a fim de que eu ache favor aos teus olhos.” (Êxodo. 33:12, 13) O REI DAVI: “Faze-me saber os teus próprios caminhos, ó Deus.” (Salmo 25:4) O REI SALOMÃO: “Não sei como sair e como entrar... dar ao teu servo um coração obediente... para eu discernir entre o que é bom e o que é mau...”  (1 Reis 3:7-14.)
3 – FAZER A LEITURA DIARIAMENTE: Uma das melhores técnicas para um estudo eficaz das Escrituras é fazer uma leitura de capa a capa de Gênesis a Apocalipse, para ter uma visão geral sobre ela. Se fizer uma leitura de cinco capítulos por dia, mais ou menos, levará um ano para completar sua leitura. 
4 - A MEDITAÇÃO: Medite sobre os textos bíblicos que você acabou de ler, tire tempo para refletir e ver como aquela matéria pode lhe ajudar a você pessoalmente ou ajudar a outras pessoas que você conhece.
5 - OS DESAFIOS: O Primeiro grande desafio para se entender a Bíblia é estar disposto a aprender. O Segundo desafio é falta de humildade em aceitar novas ideias e aprender de pessoas simples e comuns. Mas lembre-se que os apóstolos de Jesus Cristo “eram homens indoutos e comuns”. (Atos 4:13) A razão é simples Deus é a fonte da sabedoria, e nós somos apenas instrumentos usados para ensinar a outros: A Bíblia diz: “Observais a vossa chamada da parte dele, irmãos, que não foram chamados muitos sábios em sentido carnal, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre estirpe; mas Deus escolheu as coisas tolas do mundo, para envergonhar os sábios.” (1 Coríntios 1:26, 27)
6 - COMPRAR TEMPO PARA O ESTUDO: Muitos acham que a melhor hora para estudar é logo cedo de manhã, quando costumam estar mais alertas. Outros usam o intervalo do meio-dia para um breve período de estudo. Note a menção do rei Davi: “Faze-me ouvir de manhã a tua benevolência, porque em ti tenho posto a minha confiança. Faze-me saber o caminho em que devo andar, porque a ti elevei a minha alma.” (Salmo 143:8)
7 - REGULARIDADE NO ESTUDO: Evite ler a matéria com pressa. Seja razoável no tempo que reserva para estudo pessoal, não leia 10 capítulos em um dia, e passe vários dias sem ler a bíblia. Faça uma leitura diária de dois ou três capítulos, desde que seja todos os dias. - Lembre-se se você deixar de comer regularmente alimentos físicos, ficará fraco e doente, da mesma maneira esse princípio se ao alimento espiritual. 
8 - VALORIZAR O QUE APRENDE: Lembre-se de que entender e aplicar verdades bíblicas tem a ver com a sua própria vida. Portanto, faça um esforço cuidadoso para encontrar pontos práticos e aplicá-los em sua vida diária. “Não devemos ser apenas ouvinte, mais praticante” do que aprendeu”. (Tiago 1:22)
9 – APRENDA DOS EXEMPLOS DOS PERSONAGENS: Encontrará fatos fascinantes sobre muitos deles em um Dicionário Bíblico. A medida que for conhecendo homens e mulheres da Bíblia como pessoas reais, de personalidade e sentimentos iguais aos nossos, eles se tornarão personagens vivos na sua mente para que possamos imita-los.
10 - VISUALIZAR O QUE LER: Porque “A palavra de Deus é viva.” (Hebreus 4:12) Ao ler as Escrituras faça com que a mensagem divina se torne viva na sua mente por imaginar e visualizar o que os personagens bíblicos vitalizavam. Procure ouvir o que eles ouviam e sentir o que eles sentiam. Associe experiências deles com circunstâncias específicas na sua própria vida.
11 - TENHA APREÇO PELA LEITURA: Aumente seu anseio pela palavra de Deus. O apóstolo Pedro disse: “Como crianças recém-nascidas, ansiai o leite não adulterado Pertencente á palavra da salvação.” (1 Ped. 2:2)
12 – FAZER MARCAÇÃO: E bom ter o habito de marcar num caderno, ou na final da Bíblia os textos que você poderá precisar no futuro. Para memorizar ou para ajudar alguém a entender melhor a Bíblia. Ou sublinhar uma palavra chave que você poderá encontrar facilmente num só olhar.
13 – MEMORIZAR TEXTOS: Se quiser memorizar versículos tente memorizar o assunto dos capítulos principais primeiro, com o capitulo em mente os versículos ficará mais fácil encontra-los. Lembre-se que a Bíblia contem 1.100 capítulos e 31.000 versículos. Não dar para decorar todos!
14 - FAZER APLICAÇÃO NO QUE APRENDE: Use os textos bíblicos para ajudar outras pessoas, citando-os, ensinando-os. Se você colocar em pratica o que aprendeu, fica mais fácil ensinar e memorizar a história e os textos citados.
15 - USAR UMA CHAVE-BÍBLICA: É importante porque fica mais fácil encontrar as palavras chaves que você procura. As palavras estão em ordem alfabética, onde você pode encontrar qualquer texto da Bíblia usando a palavra-chave daquele texto.  

Uma Chave Bíblica Online Grátis para você: 
http://www.bibliaonline.net/biblia/?palavra=asael&versao=17&lang=pt-BR&cab&leituraBiblica
16 - USAR UM DICIONÁRIO BÍBLICO: Uma boa ferramenta para o estudo da Bíblia, nele você pode encontrar a explicação e definição de qualquer palavra Bíblica, seja ela um personagem, um Livro bíblico ou outra palavra bíblica qualquer. 

Dois Dicionário Bíblico Online Grátis para você:
2) Versão Almeida corrigida PDF

Obs.: Todos esses livros on-line citados podem também ser encontrados em qualquer Livraria de artigos religiosos, católicas ou protestantes.

PRÓXIMO ESTUDO:

CLIQUE AQUI>> PRIMEIRO ESTUDO - "A BÍBLIA E SEU CONTEUDO"


Valter Silva
20/02/2016




PRIMEIRO ESTUDO - "A BÍBLIA E SEU CONTEUDO"

CONHECENDO A BÍBLIA E SUAS DIVISÕES.
O VELHO TESTAMENTO: (ESCRITURAS HEBRAICAS) 
(1) O Pentateuco é os cinco primeiros livros da Bíblia de Gênesis a Êxodo. 
(2) Os Livros Históricos são 12 livros de Josué a Ester.
(3) Livros Poéticos são 5 livros de Jó a Cânticos dos Cânticos.
(4) Os Profetas Maiores são cinco livros de Isaias a Lamentações de Jeremias. 
(5) Os Profetas menos (livros pequenos) são 12 livros de Oseias a Malaquias fazem um total de 39 livros. 

NOVO TESTAMENTO: (ESCRITURAS GREGAS)
(1) Evangelhos são 5 livros de Mateus a João. 
(2) Um livro sobre os Atos dos Apóstolos. 
(3) Cartas de São Paulo são 14 livros de Romanos a Hebreus.
(4) Uma carta de Tiago. 
(5) Duas cartas de Pedro. 
(5) Três cartas de João. 
(6) Uma carta de Judas, (Não Judas Iscariotes, que traiu Jesus.) 
(7) Um Apocalipse de São João. Completando 27 Livros do novo testamento. Fazendo um total de 66 livros da Bíblia inteira.

OS 39 LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO
05 LIVROS DA LEI (O PENTATEUCO) Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
12 LIVROS HISTORICOS: Josué, Juízes, Rute, Primeiro Samuel, Segundo Samuel, Primeiro Reis, Segundo Reis. Primeiro Crônicas, Segundo Crônicas, Esdras Neemias e Ester.
05 LIVROS POETICOS: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e o Cântico de Salomão.
05 PROFETAS MAIORES: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.
12 PROFETAS MENORES: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

OS 27 LIVROS DO NOVO TESTAMENTO
04 EVANGELHOS: Mateus, Marcos, Lucas e João.
01 ATOS DOS APÓSTOLOS.
14 CARTAS DE PAULO: Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses,1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito, Filêmon e Hebreus.
01 CARTA DE TIAGO
02 CARTAS DE PEDRO
03 CARTAS DE JOÃO
01 CARTA DE JUDAS
01 APOCALIPSE (REVELAÇÃO)
(FAZENDO UM TOTAL DE 66 LIVROS DA BÍBLIA)

A DIVISÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA.
A Bíblia Contém 66 Livros. A palavra “Bíblia” deriva-se da palavra grega bi•blí•a. que significa “livrinhos”. Assim, bi•blí•a passou a descrever quaisquer escritos, rolos, livros, documentos, escrituras ou até mesmo a coleção de livros de uma biblioteca.

ESTUDO DO PENTATEUCO (Cinco Primeiros Livros)
A palavra pentateuco significa no grega “cinco livros.” Se refere aos cinco primeiros livros da Bíblia: (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) Todos esses cincos livros foram escrito por Moisés, são conhecidos também como a “Lei” ou a “Torá”.
1) O LIVRO DE GÊNESIS: Gênesis é o primeiro livro do Pentateuco e significa “Origem”. Nome tirado da primeira palavra deste livro. Conta a História da criação, desde a preparação da terra para ser habitado por criaturas terrestres até a morte de José filho de Jacó no Egito. (Contém 50 capítulos)
O SEU CONTEÚDO: Mostra como o pecado entrou no mundo e fala sobre o mundo que foi destruído através de um diluvio e como Noé e sua família sobreviveram. Mostra os tratos e o pacto de Deus com Abraão, Isaque e Jacó. Fala da viajem de José ao Egito, e termina com a História dos 12 filhos de Jacó (Israel) viajando para o Egito a fim de preservar suas vidas dos 7 anos de seca que sobreveio a terra habitada.
O QUE APRENDEMOS DO LIVRO DE GÊNESIS? Aprendemos dos exemplos de servos fieis a Deus, como: A fé e a coragem de ENOQUE. A obediência de NOÉ em construir um arca. A Fé e a perseverança de ABRAÃO. A submissão de SARA a seu marido em apoia-lo em seus tratos com Deus. A brandura de JACÓ, e sua preocupação com a promessa de Deus sobre a primogenitura e a vinda do Messias. A obediência de JOSÉ aos seu pai, sua integridade moral, sua conduta na prisão, a sua atitude em perdoar seus irmãos. 

2) O LIVRO DE ÊXODO: Êxodo e uma palavra que significa “saída”. É o segundo livro do Pentateuco, e conta a História da saída do povo de Deus da escravidão do Egito. (Contém 40 capítulos)
SEU CONTEÚDO: Registra a morte de José e o nascimento de Moisés. E conta como Moisés foi comissionado por Deus para libertar os Israelitas do Egito. Fala das dez pragas que sobreveio ao Egito, a origem da Páscoa para servir de recordação para as gerações futuras saber como o povo de Deus foi liberto. A passagem pelo leito seco do Mar Vermelho. Mostra como Deus entregou as tabuas com os dez mandamentos a Moisés. (Capitulo 20) Fala sobre a construção da arca do pacto e do tabernáculo 
O QUE APRENDEMOS DO LIVRO DE ÊXODO? Aprendemos que sempre devemos confiar nas promessas de Deus quando estamos passando por grandes dificuldades, e que Deus sempre liberta seu povo de situações difíceis de ser libertada.

3) O LIVRO DE LEVÍTICO: É o terceiro livro da Bíblia. Levítico significa sacerdócio, o nome vem da Septuaginta grega, através da Vulgata latina. Este nome é apropriado, embora os levitas sejam mencionados apenas de passagem. Fala sobre as responsabilidades dos sacerdotes Levíticos, sobre sacrifícios purezas e outros assuntos relacionado com a adoração de Deus. (Contem 27 capítulos)
O QUE APRENDEMOS DO LIVRO DE LEVÍTICO?
O livro mostra o valor do sacrifício, apontando para o sacrifício de Jesus que tira o pecado do mundo. Mostra como Deus é organizados em seleciona seus sacerdotes levitas, para sua adoração pura.

4) O LIVRO DE NÚMEROS: Números é o quarto livro da Bíblia. Fala sobre a jornada dos israelitas no deserto. O nome Números se refere à o recenseamento, ou a numeração das pessoas efetuada primeiro junto ao monte Sinai. As instruções detalhadas a respeito do acampamento, da ordem de marcha e dos sinais de trombeta para governar os assuntos do acampamento. Fala da reclamação do povo no deserto com saudade da comida do Egito, e como Deus supriu suas necessidades mandando maná. Sobre as codornizes milagrosamente que vieram do mar. (Contém 36 Capítulos)
O QUE APRENDEMOS DO LIVRO DE NÚMEROS? Aprendemos sobre a falta de fé dos Israelitas por passarem 40 anos no deserto. E por causa das suas desobediências eles morreram no deserto.

5) O LIVRO DE DEUTERONÔMIO:
Deuteronômio é o quinto é último livro do Pentateuco. O nome significa “segunda Lei.” Não significa um repetição da Lei, mais uma explicação da Lei. Exorta a fidelidade a Deus. (Contém 34 Capítulos)
SEU CONTEÚDO: O livro compõe-se principalmente de uma série de discursos de Moisés. Moisés recapitula como a Lei foi dada. Mostra como Josué é comissionado para liderar o povo para entrar na terra prometida. Moisés ensina um cântico que será testemunho contra eles caso abandonem a Deus. Moisés abençoa as tribos de Israel, depois morre no monte Nebo. 

UM ESTUDO SOBRE LIVROS APÓCRIFOS (OU LIVROS ESCONDIDOS)
São sete livros  a mais que contém em algumas traduções católicas, são eles: Tobias, Judite, acréscimos a Ester, Sabedoria, Eclesiástico, Baruque, três adições a Daniel, Primeiro e Segundo Macabeus.
O PRIMEIRO DE MACABEUS: O livro Primeiro Macabeus, embora de forma alguma deva ser considerado livro inspirado, é um livro histórico, porque contém informações de interesse histórico. Fornece um relato da luta dos judeus pela independência durante o segundo século AEC, sob a liderança da família sacerdotal dos Macabeus. Num período obscuro que a bíblia não menciona entre o livro de Malaquias e Mateus.

OS OUTROS LIVROS APÓCRIFOS:  Os livros apócrifos restantes estão repletos de mitos e de superstições e têm muitos erros. Nunca foram mencionados ou citados por Jesus ou pelos escritores do Novo Testamento. Esse é um dosmotivos porque eles não são aceitos como inspirados por Deus. No Concílio de Cartago, em 397 EC, foi proposto que sete dos livros apócrifos fossem acrescentados às Escrituras Hebraicas ou Velho Testamento. 

PRÓXIMO ESTUDO: 
CLIQUE AQUI>> SEGUNDO ESTUDO - UMA HISTÓRIA VERDADEIRA" - PRA RE...

VEJA ESSA PÁGINA DO FACEBOOK:>
A Bíblia Estudo e Pesquisas. 01

Valter Silva
20/02/2016


SEGUNDO ESTUDO - UMA HISTÓRIA VERDADEIRA" - PRA REFLETIR!


A HISTÓRIA DE MARY JONES
Esta é uma história verdadeira que aconteceu há mais de 200 anos atrás. Mary Jones era uma menina cujo desejo de ter uma Bíblia inspirou a criação das Sociedades Bíblicas. Mary nasceu por volta de 1785 no País de Gales na Europa. As Bíblias, aliás, eram muito raras naquele tempo e muito caras também. MARY gostava muito de ir com os seus pais à igreja aos domingos para aprender as histórias daquele Livro Grande de Capa Preta, e que tinha na capa duas palavras escritas com tinta douradas, Mary imaginava que estivesse escrito: "A BÍBLIA SAGRADA".

MARY COMEÇA A TRABALHAR: Ela tricotava e vendia meias, restaurava roupas, criava galinhas e vendia os seus ovos, ajudava os fazendeiros a cuidar dos animais e a fazer as colheitas, tudo para adquirir dinheiro e comprar uma Bíblia.  Com um tempo ela foi a uma cidade vizinha chamada BALA, que ficava a pelo menos 40 quilômetros de distância. Mary fez a longa a pé e descalça, ao chegar procurou a casa de um pastor chamado Thomas Charles que vendia Bíblias. Mary contou todo história em detalhes ao pastor.  O Pastor ficou sensibilizado com essa história e disse: “Sei que ter uma Bíblia é o sonho de sua vida. Aqui está esta Bíblia, é um presente pra você, leia todos os dias e viva segundo o que estar escrito nela”.

ALGUNS ANOS DEPOIS: O pastor Thomas Charles contou a história de Mary em um encontro de pastores em Londres. Ali, os dirigentes das igrejas fizeram planos para obter mais Bíblias a preços acessíveis para as pessoas comuns. Quando foi sugerida a criação de uma Sociedade Bíblica para fornecer Bíblias para o País de Gales e outras partes do mundo. Foi fundada a primeira Sociedade Bíblica em 7 de março de 1804 a "A Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira." O entusiasmo se espalhou rapidamente, e por volta de 1813 já haviam fundadas sociedades bíblicas na Alemanha, na Holanda, na Dinamarca e na Rússia. E em 1948 foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil.

VEJA A HISTÓRIA COMPLETA NESTE VÍDEO. CLIQUE NA LEGENDA ABAIXO:>>>>
CLIQUE AQUI>> A história de Mary Jones (Sociedade Bilica do Brasil) linda ...

 

PRÓXIMO ESTUDO:
CLIQUE AQUI>>>  TERCEIRO ESTUDO - CONHECENDO A BÍBLIA
Valter Silva
21/02/2016