quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

SETIMO ESTUDO - QUEM FOI A PESSOA DE JESUS CRISTO?


FOI JESUS UMA PESSOA HISTÓRICA?
O nome Jesus era um nome muito comum na época igual a o nome Silva no Brasil. O texto de Flavio Josefo escritor do primeiro século refere-se a 20 pessoas diferentes com o nome de Jesus.
O QUE A HISTÓRIA TEM A DIZER? Pesquisadores de historiadores ajudam a confirmar que, de fato, Jesus caminhou sobre a região da Galileia há mais de 2.000 anos atrás. Jesus não é questionado como uma pessoa histórica, entre os historiadores, Jesus é questionado sabre sua divindade e sua ressurreição. O Dr. Augusto Jorge Cury é um médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor, disse que: “Analisar a inteligência de Cristo é um dos maiores desafios da ciência. A sua personalidade é constituída de muitos elementos... é mais complexo do que estudar a mente de qualquer pensador da psicologia e da filosofia”... "Lamentavelmente, alguns eruditos na sua busca de um Jesus “real” ou “histórico”, parecem ter escondido a verdadeira identidade dele atrás de camadas de especulações sem base, e teorias infundadas...” (Augusto Cury)

QUEM ERA A PESSOA DE JESUS? Os quatro Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, retratam a pessoa de Jesus como um homem de personalidade sem igual. Jesus era brando e de sentimentos profundos. Até mesmo crianças se sentiam à vontade com ele. Numa época em que as mulheres não eram muito respeitadas e tinham poucos privilégios, Jesus tratou-as com dignidade. Ele era genuinamente humilde, em certa ocasião lavou os pés dos apóstolos um serviço em geral realizado por um humilde criado. A sua piedade a sua compaixão o induziu a ajudar pessoas doentes, cegas e com outros padecimentos. Quando Jesus realizava muitas vezes enfocava a participação do beneficiado: “A tua fé te fez ficar boa.” (Mateus 9:22) Foi o maior instrutor que já existiu, não ensinou seus seguidores apenas a amar uns aos outros, mas mostrou-lhes como fazer isso com sua conduta pessoalmente.
JESUS ERA UM NOTÁVEL PROFETA: Ele predisse os seus próprios sofrimentos e a maneira da sua morte, a dispersão dos seus discípulos, e a completa destruição de Jerusalém e do seu templo.
EXEMPLO DE AMOR: Em todos estes aspectos da personalidade de Jesus a qualidade predominante é o seu AMOR. Ele disse: “Ninguém tem maior amor do que este, que alguém entregue a sua alma a favor de seus amigos.”
JESUS UM MODELO A SER SEGUIDO:  Jesus foi mais do que apenas um modelo a ser seguido, Ele mesmo disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6)

CONCLUSÃO: É muito Estranho quando ouvimos alguns dizerem que Jesus nunca existiu, e que ele é uma criação de alguns homens do primeiro século. Mas podemos responder francamente que Jesus jamais poderia ser um personagem criado com qualidades impares pelo um povo de uma época com qualidades oposta a de Jesus. E quando aprendemos mais sobre a sua verdadeira personalidade, e passamos a refletir sobre o seu sacrifício resgatador, faz com que nos achegamos mais a ele, e ficamos mais conscientes da sua historicidade e da sua santidade.

FONTES:
A Revista: On-Line - Jesus o Homem que Mudou a História.
Dicionários, Enciclopédias Bíblicas.
O Livro: Jesus - “O Maior Homem Que Já Viveu.”
SITES PESQUISADOS:
Agusto Cury, O Mestre dos Mestres:
Google: sobre verbete “Jesus Cristo”
Veja – Jesus Histórico.
E a wikipédia A – enciclopédia livre.

PRÓXIMO ESTUDO:
CLIQUE AQUI>> OITAVO ESTUDO - TRADUÇÕES DA BÍBLIA

PESQUISE ESTA PÁGINA DO FACEBOOK>>
A Bíblia Estudos Online. 06



v

Nenhum comentário:

Postar um comentário