quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

QUARTO ESTUDO - PODEMOS CONFIAR NA BÍBLIA?


PODEMOS CONFIAR NA BÍBLIA?
Muitos livros em poucos anos desaparecem e perde seu valor. A Bíblia é diferente, é o livro mais antigo que ainda estar em circulação e uso. E já se passaram quase 2.000 anos desde que as suas últimas palavras foram escritas e continua “proveitosa para repreender e ensinar.” (2 Timóteo 3:16, 17)
O SERMÃO DA MONTANHA: Impressionou o líder indiano Mahatma K. Gandhi que disse a uma autoridade britânica: “Quando o seu país e o meu país se reunirem baseados nos ensinos de Cristo no Sermão do Monte, teremos solucionado os problemas, não só de nossos países, mas do mundo inteiro.”

HOMENS QUE RECONHECERÃO A SUA VERACIDADE
1. RUI BARBOSA: “Se eu colocar a Bíblia abaixo de todos os livros, ela é quem mantêm todos eles, se eu colocar no meio dos outros livros, ela é o coração desses livros, se a colocar em cima dos outros livros, ela é a cabeça e autoridade de todos os livros da minha biblioteca”.
2. ABRAÃO LINCOLN: “A Bíblia foi a melhor dádiva que Deus já deu ao homem, Sem ela, não saberíamos distinguir o certo do errado”. 
3. NAPOLEÃO BONAPARTE: “Eu lendo as páginas da Bíblia, descobrir que Cristo fez uma revolução maior do que a minha, sem violência e sem destruição”.

A BÍBLIA UM LIVRO EXATO E CONFIÁVEL
ESTAR EM HARMONIA COM A CIÊNCIA: Embora a Bíblia não seja um compêndio de ciência, ela é cientificamente correta. Por exemplo, numa época em que a maioria das pessoas criam que a Terra era plana, o profeta Isaías referiu-se a ela como “o círculo da terra”. (Isaías 40:22) O livro de Jó. Escrito mais de 3.000 anos atrás diz que Deus “suspende a terra sobre o nada”. (Jó 26:7) A poucos tempos atrás criam-se que a terra estava suspensa sobre um pedestal.
UM LIVRO DE VERDADES: Ao contrário dos mitos das nações, os eventos narrados na Bíblia são verdadeiros, estão ligados a pessoas e a datas específicas.
A SUA EXATIDÃO HISTÓRICA:  As Escrituras Hebraicas foram aceitos pelos judeus como documentos inspirados e dignos de plena confiança. Os eventos registrados de Gênesis a Primeiro Samuel eram plenamente aceitos como a verdadeira história da nação e dos tratos de Deus com eles e isto é ilustrado pelo Salmo 78, que faz referência a mais de 35 desses pormenores.
A SUA EXATIDÃO GEOGRÁFICA: Muitos escritores tem comentado a notável exatidão da descrição bíblica da Terra Prometida e dos territórios vizinhos. Diferente dos relatos dos livros mitológicos gregos, que falam de terras que nunca foram provadas que existiram.

A BÍBLIA UM LIVRO DE PROFECIAS
1. A QUEDA DE BABILONIA: Tanto Isaías como Jeremias predisseram a queda de Babilônia diante dos medos e persas. A profecia de Isaías sobre esse evento foi registrada uns 200 anos antes de Babilônia ser conquistada.
2. A QUEDA DO REI DA GRECIA: Numa visão, Daniel viu um bode golpear um carneiro, quebrando-lhe seus dois chifres. Daí, o chifre grande do bode foi quebrado, e quatro chifres surgiram em seu lugar. (Daniel 8:1-22) Em cumprimento dessa profecia, uns dois séculos mais tarde, “o rei da Grécia”, Alexandre, o Grande, derrubou o Império Medo-Persa, de dois “chifres”. Alexandre morreu em 323 AEC e por fim foi substituído por quatro de seus generais.
3. A VIDA DE JESUS CRISTO: As Escrituras Hebraicas (Antigo Testamento) contêm inúmeras profecias que se cumpriram no nascimento, no ministério, na morte e na ressurreição de Jesus.

A BÍBLIA UM LIVRO SEM IGUAL
1. A SINSERIDADE DE SEUS ESCRITORES: A Bíblia é o único livro em que seus escritores não esconde seus defeitos, isso é uma forte evidencia de sua fidedignidade. MOISÉS, por exemplo, fala francamente sobre seu próprio pecado e do seu irmão Arão, motivo pelo qual não entrariam na Terra Prometida. Os pecados de DAVI em duas ocasiões; A apostasia do seu filho SALOMÃO são abertamente expostos.  JONAS escreve sobre sua própria desobediência e o resultado desta. Se o próprio PEDRO não tivesse confessado que negou Cristo por três vezes ninguém saberia.
2. A HARMONIA ENTRE SEUS ESCRITORES: A Bíblia foi escrita num período de mais de 1.600 anos, por cerca de 40 escritores de formações diferentes, sem nenhuma desarmonia entre seus livros. Cada livro é um complemento um do outro.
3. O LIVRO MAIS DESTRIBUIDO: Muitas cópias das inspiradas Escrituras Hebraicas foram feitas do tempo de Esdras em diante. Quando a impressão com tipos móveis se tornou comum do século 15 em diante, deu-se ímpeto adicional à multiplicação e distribuição da Bíblia. Nos séculos 19 e 20, quando recém-formadas sociedades bíblicas começaram a empreender a gigantesca tarefa de distribuir a Bíblia. Uma das primeiras sociedades bíblicas foi a Sociedade Bíblica Britânica em Londres, em 1804. Até o ano de 1938 a Bíblia já ultrapassara a cifra de 1.000 idiomas e hoje a Bíblia está disponível em mais de 2.000 idiomas.
4. UM LIVRO DE PROTEÇÃO: O perigo do imprevisto ninguém se livrará dele, como um terremoto ou um furacão. Mas se colocarmos em pratica a sabedoria divina ela é de grande proteção para nos livrar das coisas que causam riscos as nossas vidas. Ela nos adverte e nos aconselha contra nossas tendências pecaminosas e as influências dos pensamentos iníquos que é muito comum no mundo em que vivemos.
5. O LIVRO RELIGIOSO MAIS ANTIGO: A parte mais antiga da Bíblia remonta ao século 16 AEC. Isto é muito mais anterior do que o livro Rig-Veda do hinduísmo (por volta de 1300 AEC), E do livro budista “Cânon dos Três Cestos” (quinto século AEC), Do livro islâmico Alcorão (sétimo século EC), bem como do livro Nihongi do xintoísmo (720 EC). Entre esses livros religiosos mais antigos, a Bíblia é o mais conhecido e o mais distribuído no mundo inteiro.

A BÍBLIA UM LIVRO QUE LIBERTA O HOMEM
1. LIBERTA DO SENTIMENTO DE CULPA: “Ó Deus, cria em mim um coração puro, e dá-me um espírito novo e firme.” (Salmo 51:10)
2. LIBERTA DO MEDO: “Deus, o Senhor, estar comigo, e não terei medo; que mal pode alguém de fazer?” (Salmo 118:6)
3. LIBERTA DO VÍCIO: “Deveis pôr de lado a velha personalidade que se conforma ao vosso procedimento anterior; mas que deveis ser feitos novos na força que ativa a vossa mente”.  (Efésios 5:22-24)
4. LIBERTA DA SUPERSTIÇÃO: “Conhecereis a verdade e a verdade vós libertará.” (João 8:32)
VISITE ESTA PÁGINA DO FACEBOOK  ABAIXO:>>A Bíblia Estudo 03. Arqueológia 

Valter Silva
20/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário