quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

PRIMEIRO ESTUDO - "A BÍBLIA E SEU CONTEUDO"

CONHECENDO A BÍBLIA E SUAS DIVISÕES.
O VELHO TESTAMENTO: (ESCRITURAS HEBRAICAS) 
(1) O Pentateuco é os cinco primeiros livros da Bíblia de Gênesis a Êxodo. 
(2) Os Livros Históricos são 12 livros de Josué a Ester.
(3) Livros Poéticos são 5 livros de Jó a Cânticos dos Cânticos.
(4) Os Profetas Maiores são cinco livros de Isaias a Lamentações de Jeremias. 
(5) Os Profetas menos (livros pequenos) são 12 livros de Oseias a Malaquias fazem um total de 39 livros. 

NOVO TESTAMENTO: (ESCRITURAS GREGAS)
(1) Evangelhos são 5 livros de Mateus a João. 
(2) Um livro sobre os Atos dos Apóstolos. 
(3) Cartas de São Paulo são 14 livros de Romanos a Hebreus.
(4) Uma carta de Tiago. 
(5) Duas cartas de Pedro. 
(5) Três cartas de João. 
(6) Uma carta de Judas, (Não Judas Iscariotes, que traiu Jesus.) 
(7) Um Apocalipse de São João. Completando 27 Livros do novo testamento. Fazendo um total de 66 livros da Bíblia inteira.

OS 39 LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO
05 LIVROS DA LEI (O PENTATEUCO) Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
12 LIVROS HISTORICOS: Josué, Juízes, Rute, Primeiro Samuel, Segundo Samuel, Primeiro Reis, Segundo Reis. Primeiro Crônicas, Segundo Crônicas, Esdras Neemias e Ester.
05 LIVROS POETICOS: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e o Cântico de Salomão.
05 PROFETAS MAIORES: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.
12 PROFETAS MENORES: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

OS 27 LIVROS DO NOVO TESTAMENTO
04 EVANGELHOS: Mateus, Marcos, Lucas e João.
01 ATOS DOS APÓSTOLOS.
14 CARTAS DE PAULO: Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses,1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito, Filêmon e Hebreus.
01 CARTA DE TIAGO
02 CARTAS DE PEDRO
03 CARTAS DE JOÃO
01 CARTA DE JUDAS
01 APOCALIPSE (REVELAÇÃO)
(FAZENDO UM TOTAL DE 66 LIVROS DA BÍBLIA)

A DIVISÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA.
A Bíblia Contém 66 Livros. A palavra “Bíblia” deriva-se da palavra grega bi•blí•a. que significa “livrinhos”. Assim, bi•blí•a passou a descrever quaisquer escritos, rolos, livros, documentos, escrituras ou até mesmo a coleção de livros de uma biblioteca.

ESTUDO DO PENTATEUCO (Cinco Primeiros Livros)
A palavra pentateuco significa no grega “cinco livros.” Se refere aos cinco primeiros livros da Bíblia: (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) Todos esses cincos livros foram escrito por Moisés, são conhecidos também como a “Lei” ou a “Torá”.
1) O LIVRO DE GÊNESIS: Gênesis é o primeiro livro do Pentateuco e significa “Origem”. Nome tirado da primeira palavra deste livro. Conta a História da criação, desde a preparação da terra para ser habitado por criaturas terrestres até a morte de José filho de Jacó no Egito. (Contém 50 capítulos)
O SEU CONTEÚDO: Mostra como o pecado entrou no mundo e fala sobre o mundo que foi destruído através de um diluvio e como Noé e sua família sobreviveram. Mostra os tratos e o pacto de Deus com Abraão, Isaque e Jacó. Fala da viajem de José ao Egito, e termina com a História dos 12 filhos de Jacó (Israel) viajando para o Egito a fim de preservar suas vidas dos 7 anos de seca que sobreveio a terra habitada.
O QUE APRENDEMOS DO LIVRO DE GÊNESIS? Aprendemos dos exemplos de servos fieis a Deus, como: A fé e a coragem de ENOQUE. A obediência de NOÉ em construir um arca. A Fé e a perseverança de ABRAÃO. A submissão de SARA a seu marido em apoia-lo em seus tratos com Deus. A brandura de JACÓ, e sua preocupação com a promessa de Deus sobre a primogenitura e a vinda do Messias. A obediência de JOSÉ aos seu pai, sua integridade moral, sua conduta na prisão, a sua atitude em perdoar seus irmãos. 

2) O LIVRO DE ÊXODO: Êxodo e uma palavra que significa “saída”. É o segundo livro do Pentateuco, e conta a História da saída do povo de Deus da escravidão do Egito. (Contém 40 capítulos)
SEU CONTEÚDO: Registra a morte de José e o nascimento de Moisés. E conta como Moisés foi comissionado por Deus para libertar os Israelitas do Egito. Fala das dez pragas que sobreveio ao Egito, a origem da Páscoa para servir de recordação para as gerações futuras saber como o povo de Deus foi liberto. A passagem pelo leito seco do Mar Vermelho. Mostra como Deus entregou as tabuas com os dez mandamentos a Moisés. (Capitulo 20) Fala sobre a construção da arca do pacto e do tabernáculo 
O QUE APRENDEMOS DO LIVRO DE ÊXODO? Aprendemos que sempre devemos confiar nas promessas de Deus quando estamos passando por grandes dificuldades, e que Deus sempre liberta seu povo de situações difíceis de ser libertada.

3) O LIVRO DE LEVÍTICO: É o terceiro livro da Bíblia. Levítico significa sacerdócio, o nome vem da Septuaginta grega, através da Vulgata latina. Este nome é apropriado, embora os levitas sejam mencionados apenas de passagem. Fala sobre as responsabilidades dos sacerdotes Levíticos, sobre sacrifícios purezas e outros assuntos relacionado com a adoração de Deus. (Contem 27 capítulos)
O QUE APRENDEMOS DO LIVRO DE LEVÍTICO?
O livro mostra o valor do sacrifício, apontando para o sacrifício de Jesus que tira o pecado do mundo. Mostra como Deus é organizados em seleciona seus sacerdotes levitas, para sua adoração pura.

4) O LIVRO DE NÚMEROS: Números é o quarto livro da Bíblia. Fala sobre a jornada dos israelitas no deserto. O nome Números se refere à o recenseamento, ou a numeração das pessoas efetuada primeiro junto ao monte Sinai. As instruções detalhadas a respeito do acampamento, da ordem de marcha e dos sinais de trombeta para governar os assuntos do acampamento. Fala da reclamação do povo no deserto com saudade da comida do Egito, e como Deus supriu suas necessidades mandando maná. Sobre as codornizes milagrosamente que vieram do mar. (Contém 36 Capítulos)
O QUE APRENDEMOS DO LIVRO DE NÚMEROS? Aprendemos sobre a falta de fé dos Israelitas por passarem 40 anos no deserto. E por causa das suas desobediências eles morreram no deserto.

5) O LIVRO DE DEUTERONÔMIO:
Deuteronômio é o quinto é último livro do Pentateuco. O nome significa “segunda Lei.” Não significa um repetição da Lei, mais uma explicação da Lei. Exorta a fidelidade a Deus. (Contém 34 Capítulos)
SEU CONTEÚDO: O livro compõe-se principalmente de uma série de discursos de Moisés. Moisés recapitula como a Lei foi dada. Mostra como Josué é comissionado para liderar o povo para entrar na terra prometida. Moisés ensina um cântico que será testemunho contra eles caso abandonem a Deus. Moisés abençoa as tribos de Israel, depois morre no monte Nebo. 

UM ESTUDO SOBRE LIVROS APÓCRIFOS (OU LIVROS ESCONDIDOS)
São sete livros  a mais que contém em algumas traduções católicas, são eles: Tobias, Judite, acréscimos a Ester, Sabedoria, Eclesiástico, Baruque, três adições a Daniel, Primeiro e Segundo Macabeus.
O PRIMEIRO DE MACABEUS: O livro Primeiro Macabeus, embora de forma alguma deva ser considerado livro inspirado, é um livro histórico, porque contém informações de interesse histórico. Fornece um relato da luta dos judeus pela independência durante o segundo século AEC, sob a liderança da família sacerdotal dos Macabeus. Num período obscuro que a bíblia não menciona entre o livro de Malaquias e Mateus.

OS OUTROS LIVROS APÓCRIFOS:  Os livros apócrifos restantes estão repletos de mitos e de superstições e têm muitos erros. Nunca foram mencionados ou citados por Jesus ou pelos escritores do Novo Testamento. Esse é um dosmotivos porque eles não são aceitos como inspirados por Deus. No Concílio de Cartago, em 397 EC, foi proposto que sete dos livros apócrifos fossem acrescentados às Escrituras Hebraicas ou Velho Testamento. 

PRÓXIMO ESTUDO: 
CLIQUE AQUI>> SEGUNDO ESTUDO - UMA HISTÓRIA VERDADEIRA" - PRA RE...

VEJA ESSA PÁGINA DO FACEBOOK:>
A Bíblia Estudo e Pesquisas. 01

Valter Silva
20/02/2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário