quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

EPÍLOGO - "OS BENEFÍCIOS POR ESTUDAR A BÍBLIA.".

OS BENEFÍCIOS POR ESTUDAR A BÍBLIA. 
Este é o último capítulo dessa programação de Estudos Bíblicos. Espero que esses 17 capítulos anteriores tenha sido de grande proveito para um entendimento superficial da Bíblia Sagrada. E que sirva como uma preparação para um estudo mais aprofundado da palavra de Deus no futuro.

QUAIS OS BENEFÍCIOS POR ESTUDAR A BÍBLIA?  O estudo constante da Bíblia nos mostra o caminho para se ter uma vida mais alegre e feliz, e nos deixa mais preparado para enfrentar os problemas da vida com mais confiança. A Bíblia ensina como lidar com os problemas familiares, as ansiedades da vida, e como devemos nos achegar a Deus e tornar-se seu amigo. Aprendemos a agradecer pelas bênçãos que recebemos da parte de Deus diariamente. Aprendemos que Deus é um criador amoroso que nos deu a terra como lar agradável, suprindo-a com fartos recursos de alimento e água, riquezas naturais, fascinante vida animal e belas paisagens. Além disso deu a sua palavra a Bíblia sagradas para nos orientar, e enviou o seu filho amado Jesus Cristo para que sofresse e morresse para nos resgatar. (João 3:16)

O QUE APRENDEMOS MAIS? Aprendemos através da Bíblia, quem é Deus, o que Ele fez, e o que vai fazer no futuro para nosso benefícios. Deus nos deu sua Palavra por escrito, o melhor método possível para se comunicar conosco. Alguns se perguntam: ‘Por que Deus não usou um método mais chamativo como uma voz ressoando desde o céu para se comunicar com o homem?’ Mas Deus já se comunicou mesmo desde o céu por meio de representantes angélicos. Fez isso, por exemplo, quando deu a Lei a Israel. (Gálatas 3:19) A voz que ressoou do céu foi tão assombrosa, a tal ponto que os israelitas apavorados pediram que Deus não falasse com eles dessa maneira, mas que se comunicasse por meio de Moisés. (Êxodo 20:18-20) Aprendemos que a maior parte da Bíblia, trata-se de um livro sobre pessoas reais que serviram, ou não, a Deus. Aprendemos sobre o resultado das escolhas que fizeram. Esses relatos foram incluídos na Bíblia “para a nossa instrução”. (Romanos 15:4)

COMO TORNAR-SE AMIGO DE DEUS
1.  Aprendemos que para ser Amigo de Deus, devemos acatar o conselho de Jesus: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3)
2.  Temos de viver de um modo que possa agradar a Deus. Que tipo de pessoa você escolheria para ser seu amigo? Com certeza, gostaria de ter a companhia de alguém que tivesse os mesmos conceitos, interesses e valores que você. É esse tipo de pessoa que Deus escolhe para ser seu Amigo.
3. Deus é quem escolhe seus amigos. Jesus disse: “Ninguém pode vir a mim, a menos que o Pai, que me enviou, o atraia; e eu o ressuscitarei no último dia”.  (João 6:44) “E certa mulher, de nome Lídia, estava escutando, e Deus abriu-lhe amplamente o coração para prestar atenção às coisas faladas por Paulo.” (Atos 16:14) Ao longo da História, Deus escolheu certos humanos como amigos achegados. ABRAÃO, Deus o chamou de “Abraão meu amigo”. (Isaías 41:8) DAVI, Deus referiu-se a Davi como ‘homem agradável ao seu coração’. (Atos 13:22) DANIEL, Deus considerava o profeta Daniel “Alguém muito desejável” aos seus olhos. (Daniel 9:23)

DEMOSTRAR ALEGRIA NA ADORAÇÃO: Podemos demostrar alegria na adoração a Deus, por falar a outros a respeito da sua palavra e os benefício por estuda-la. Quando falamos a outros sobre as verdades que aprendemos a respeito de Deus, estamos cumprindo uma designação muito importante: “Pregar a palavra de Deus.” (Mateus 24:14)

ENJERIR ALIMENTOS SÓLIDOS: O leite é o alimento de que o recém-nascido precisa. Ao passo que o bebê cresce, introduz-se aos poucos alimento sólido na sua alimentação. Em muitos sentidos, os que sabem pouco sobre a Palavra de Deus são como bebês espirituais. Quer alguém seja recém-interessado na Palavra de Deus, quer a conheça já por bastante tempo, e não consegue ainda digerir “alimento sólido”, as coisas mais profundas da Palavra de Deus.  (Hebreus 5:12, 13) Esta era a situação na Igreja de Corinto quando Paulo lhe escreveu: “Eu vos alimentei com leite, não com algo para comer, pois não éreis ainda bastante fortes.” (1 Coríntios 3:2) Os coríntios precisavam aprender mais porque no seu estágio de desenvolvimento, não poderiam ter digerido “as coisas profundas de Deus”. (1 Coríntios 2:10) Hoje em dia precisamos também nos alimentar com alimentos mais sólidos e profundos para se firmar nas doutrinas cristãs básicas. Não ficar só nesta pequena programação de 17 estudos que acabamos de fizer. Devemos continuar “Estudando e Pesquisando” mais a palavra de Deus por meio de estudos bíblicos pessoais, domiciliares e congregacionais. Esses e outros motivos são os benefícios que recebemos por estudar a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.  

FONTES DE PESQUISAS PARA ESSES ESTUDOS:
Google na Enciclopédia Wikipédia Livre.
Dicionário de João Ferreira de Almeida. 
A Revista: On-Line - Jesus o Homem que Mudou a História.
Dicionários, Enciclopédias e concordâncias Bíblicas.

SITES PESQUISADOS:
Augusto Cury, O Mestre dos Mestres.
O Google: sobre o verbetes de cada artigo.
A Revista Veja – Jesus Histórico.
A Bíblia - Estudo e Pesquisas.
Wikipédia, enciclopédia livre e o Jw.Org


Valter Silva
21/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário