quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

DÉCIMA TERCEIRO ESTUDO - PORQUE TANTO SOFRIMENTO?.

POR QUE TANTO SOFRIMENTO?
O sofrimento não fazia parte do propósito de Deus para a humanidade. Foi homem que se rebelou contra Deus, preferindo estabelecer seus próprios padrões do que é bom e do que é mau. Hoje estamos sentindo os efeitos dessa péssima escolha dos nossos antepassados. O sofrimento pode sobrevir a qualquer um, mesmo aos que têm o favor de Deus. Veja os seguintes exemplos:
1. O PROFETA ELISEU: Tinha uma doença terminal. (2 Reis 13:14)
2. O APÓSTOLO PAULO: Escreveu que ‘continuou a ter fome e também sede, e a estar precariamente vestido, e a ser surrado, e a estar desabrigado’. (1 Coríntios 4:11)
3. O CRISTÃO EPAFRODITO: Estava doente e “deprimido”. (Filipenses 2:25, 26) Em nenhum lugar a Bíblia diz que esses três homens estavam sendo castigados por Deus por causa de seus pecados. Na verdade, além de revelar que Deus não é o responsável pelo sofrimento, a Bíblia identifica três fatores básicos que costumam causar sofrimento.

1. ESCOLHAS PESSOAIS: “O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.” (Gálatas 6:7) Não há dúvida de que uma pessoa que fuma, dirige com imprudência ou esbanja seu salário tem certa medida de culpa pelo sofrimento resultante de suas decisões.
2. IMPREVISTOS: No primeiro século EC, uma torre grande caiu em Jerusalém, matando 18 pessoas. Jesus disse o seguinte sobre as vítimas desse incidente: “Vocês pensam que elas tinham mais culpa do que todos os outros que moravam em Jerusalém? Eu lhes digo que não!” (Lucas 13:4, 5) Jesus sabia que aquelas vítimas não tinham sido punidas por Deus. Ele conhecia a passagem da Palavra de Deus que diz: “O tempo e o imprevisto sobrevêm a todos.” (Eclesiastes 9:11) Muitas tragédias ocorrem porque a pessoa está no lugar errado, ou por causa das falhas humanos.
3. O GOVERNANTE DESTE MUNDO: A Bíblia diz: “O mundo inteiro jaz no poder do iníquo.” (João 12:31; 1 João 5:19) Esse “iníquo” é Satanás, o Diabo, uma poderosa criatura espiritual descrita como “o governante da autoridade do ar”. Satanás promove “o espírito que agora opera nos filhos da desobediência”. (Efésios 2:2) Alguns crimes, como genocídios e abusos infantis, são tão chocantes que muitos acreditam haver algum tipo de influência sobre-humana por trás deles.

DEUS SE IMPORTA COM O SOFRIMENTO? Quando os israelitas eram escravos no Egito e sofriam às mãos de seus opressores, Deus disse a Moisés: “Indubitavelmente, tenho visto a tribulação do meu povo que está no Egito e tenho ouvido seu clamor por causa daqueles que os compelem a trabalhar; porque eu bem sei das dores que sofrem.” (Êxodo 3:7) Isso revela que Deus não é indiferente ao sofrimento humano.

VIDA SEM SOFRIMENTO? Temos uma promessa: “Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.” (Apocalipse 21:4) Jesus tem o poder de acabar com o sofrimento. Certa vez por causa de uma tempestade, “censurou o vento e disse ao mar: ‘Silêncio! Cala-te!’ E o vento cessou, e deu-se uma grande calmaria”. Seus apóstolos, impressionados, disseram: “Até mesmo o vento e o mar lhe obedecem.” (Marcos 4:37-41) Jesus revelou que tem poder de acabar com a morte. “Eu sou a ressurreição e a vida”, disse ele. (João 11:25) Três dessas ressurreições estão registradas na Bíblia. (Marcos 5:38-43; Lucas 7:11-15; João 11:38-44) Jesus Cristo como governante vai “reduzir a nada aquele que tem os meios de causar a morte, isto é, o Diabo”. (Hebreus 2:14) Ele irá “desfazer as obras do Diabo” por remover a influência diabólica dos assuntos humanos. (1 João 3:8)

QUANDO SUCEDERÃO ESTAS COISAS? Os seguidores de Jesus fizeram essa pergunta: “Quando sucederão estas coisas e qual será o sinal da tua vinda e da terminação deste mundo?” (Mateus 24:3) Jesus respondeu mostrando os sinais que ocorreria na terra, próximo da sua vinda:  
1. Guerras no mundo inteiro (Mateus 24:7; Apocalipse 6:4)
2. Fome e doenças (Lucas 21:11; Apocalipse 6:5-8)
3. O homem arruinando a Terra (Apocalipse 11:18)
4. “Amantes do dinheiro” (2 Timóteo 3:2)
6.  “Desobedientes aos pais” (2 Timóteo 3:2)
7.  “Mais amantes de prazeres do que amantes de Deus” (2 Timóteo 3:4)


O GOVERNO DE DEUS: Nesses milhares de anos têm comprovado que Satanás, que se tornou “governante deste mundo”, desenvolveu uma administração perversa, injusta e violenta, totalmente insatisfatória. (João 12:31) Deus tem todo o direito de eliminar todos esses tipos de governo corruptos e substituí-los pelo seu próprio governo justo. Certa profecia diz sobre isso: “Nos dias daqueles reis o Deus do céu estabelecerá um às mãos de Cristo que jamais será arruinado. E ele mesmo ficará estabelecido por tempos indefinidos.” (Daniel 2:44) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário