quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

DÉCIMO SEXTO ESTUDO - O SENHOR É O MEU PASTOR...

O SALMO 23 - "O Senhor é meu Pastor, nada me faltará..." 
Com estas palavras, o poeta, cantor, harpista, soldado e mais tarde o rei que governou Israel por 40 anos, compôs sob inspiração divina um dos mais belo cântico já escrito, “O SALMO 23”.  – Este cântico é considerado uma obra prima da literatura universal. Apesar de conter apenas seis versículos e ser um dos menores entre os Salmos, é o mais conhecido entre todos os textos da Bíblia.

O ESCRITOR: Ninguém melhor do que Davi para ser o escritor deste cântico, ele quando jovem conhecia a arte de pastorear e cuidar de uma ovelha. (1Samuel 17:34-36)  A OVELHA: A ovelha é um animal meigo, dependente, obediente e não agressivo.  A Bíblia faz várias referências às características das ovelhas. Elas são muito apegadas ao seu pastor. (2 Samuel 12:3), São mansas (Isaías 53:7) Não são muito hábeis para se defender.  (Miquéias 5:8) Sem o pastor as ovelhas domésticas ficam indefesas e temerosas. Perdem-se e espalham-se facilmente, e ficam totalmente à mercê de seus inimigos é vulneráveis diante dos predadores (Números 27:16, 17; Jeremias 23:4; Ezequiel 34:5, 6, 8; Miqueias 5:8)   Elas aprenderam a reconhecer a voz do seu pastor e só obedecem a ele. (João 10:2-5)  O PASTOR: “A  Vida de um pastor de ovelha nunca foi fácil, ele fica exposto tanto ao calor como ao frio, e passa noites em claro. Tem de proteger o rebanho contra predadores, muitas vezes em perigo para si mesmo. Tem de tratar as doentes e as feridas. Cordeirinhos fracos ou cansados têm de ser carregados no colo...”  (Fernando de D´Alfonso) 

VELHO FERNANDO DE D’ALFONSO: Era um Pastor Basco (do norte da Espanha e sul da França) considerado um dos melhores da sua região. Ele faz parte de pelo menos, vinte gerações de pastores Ibéricos. É um patriarca cujo segredo do pastoreio foram transmitido de geração em geração, Ninguém melhor do que ele para nos falar sobre a arte de pastorear ovelhas...

O REPÓRTE JAMES K. WALLECE: Da Revista Readr´s Digest (Seleções de outubro de 1959 com o tema: "O Pastor Basco e o Salmo dos Pastores") disse: “Estive uma noite conversando com Fernado sobre um céu limpo e estrelado, com as ovelhas acomodadas ao lado de uma lagoa cintilante.  Ele começou a dissertar um cântico em grego e basco.  Perguntei-lhe o que ele estava cantando, ele me falou em inglês, que era "Salmo 23 de Davi".  E ali com ele aprendi a interpretação literal de como um pastor interpreta esse famoso poema.”

UM ESTUDO VERSÍCULO POR VERSÍCULO
"O SENHOR É O MEU PASTOR” (Salmo 23:1a)
Quando Davi é menciona pela primeira vez na Bíblia, ele é um jovem pastor que tem a responsabilidade de cuidar das ovelhas de seu pai. (1 Samuel 16:11) A família de Davi morava numa pequena cidade no topo e nas encostas de uma serra na região montanhosa de Judá.  Foi entre essas colinas que ele arriscou a sua vida, por enfrentar um LEÃO e um URSO que tentaram levar algumas de suas ovelhas do rebanho. Esse jovem corajoso pastor arriscou sua vida, matou os predadores  e libertou as suas ovelhas de suas bocas. (1 Samuel 17:34-36) Da mesma maneira Jesus Cristo o grande pastor entregou a sua vida a favor de suas ovelhas.  “Eu sou o pastor excelente; o pastor excelente entrega a sua alma em benefício das ovelhas” (João 10:9-11)

AS TRÊS QUALIDADES DE UM PASTOR:
1 – Conduzir.
2 – Alimentar. 
3 – Proteger.

UM DICIONÁRIO BÍBLICO: Explica que “De manhã cedo, o Pastor trazia as ovelhas para fora do curral e, caminhando na frente do rebanho, conduzia-o ao pasto. Ali ele cuidava das ovelhas o dia todo, certificando-se de que nenhuma delas se percam. À noite, retornava com o rebanho para o curral, ao passo que as ovelhas iam passando pela porteira, ele as contava para se certificar de que não faltava nenhuma delas.”

"NADA ME FALTARÁ” (Salmo 23:1b)
Lembra-se do que aconteceu aos israelitas quando peregrinavam no deserto por 40 anos? Deus proveu-lhes todas as necessidades básicas! Mesmo hoje os servos fiéis de Deus não carecem de nada. Davi endossou dizendo: “Eu era moço, também fiquei velho, e, no entanto, não vi nenhum justo completamente abandonado, nem a sua descendência procurando pão.” (Salmo 37:25) 

“ELE ME FAZ DEITAR EM PASTAGENS RELVOSAS... GUIA-ME JUNTOS A LUGARES DE DESCASO” (Salmo 23:2a)
“GUIA-ME”: As ovelhas pastam das três da manhã até às dez horas, depois descansam de três a quatro horas. Quando os pastores as verem ruminando sabe que estão engordando.   As vezes eles abrigavam as ovelhas numa caverna, onde também ficavam protegidas contra chacais e hienas. Quando o uivo de uma hiena na escuridão da noite as assustava, a voz calma do pastor as tranquilizava... Tem outro perigo, pelos caminhos tem muitas plantas venenosas que são fatais para os cordeiros. O Que o pastor faz?  Vai na frente arrancando todas essas plantas com a mão para deixar livre para as suas ovelhas passarem. 
DA MESMA MANEIRA HOJE:   O cristão quando faz a leitura da Bíblia ele medita (rumina, remastiga o alimento espiritual) nas horas de descanso.  Quando surge perigo  Deus nos guia indo na frente limpando o caminho arrancando com as mãos as plantas venenosas, (Doutrinas mentirosas) que pode prejudicar nossas espiritualidades. 

“CONDUZ-ME JUNTO A LUGARES DE DESCANÇO BEM REGADOS.” (Salmo 23:2b)
As ovelhas não bebem águas correntes porque ficam agitadas e amedrontadas, elas gostam de águas paradas, o pastor procura uma cova feita pela erosão numa pedra, e coloca a água para que fique parada. ou “aguas tranquilas” como traduz algumas versões da Bíblia este versículo.
HOJE DEUS FAZ O MESMO: Ele ’nos conduz a lugares de descanso bem regados’ por prover as águas da verdade “Águas tranquilas”  (Ezequiel 34:13, 14)  Isaías faz este estimulante convite: “Ei! todos vós sedentos! Vinde à água da vida.” (Isaías 55:1) "Quem beber de água não terá mais sede". (João 4:13) 

“REFRIGERA A MINHA ALMA” (Salmo 23:3a)
Continua D´Alfonso: “Uma vez por dia cada ovelha deixa seu posto e vai até o pastor, que lhes estende a mão enquanto o animal se aproxima com olhos esperançosos e uns balidos curtos e brandos, o pastor agarra-lhes o focinho e as orelhas, coça-lhe o queixo, murmura-lhe alguma coisa no ouvido. a ovelha roça-lhe nas suas pernas conferindo assim a amizade com o pastor”. 
HOJE ACONTECE O MESMO: Quando estamos cansados, aflitos ou desanimados, se achegamos a Deus através da oração, buscamos assim a sua ajuda e seu apoio, (conferindo nossa  amizade com ele.) E Deus nos refrigera por meio de sua Palavra e nos fortalece e nos protege através  do seu Espirito.  

“GUIA-ME NOS TRILHOS DA JUSTIÇA.” (Salmo 23:b)
Quando uma ovelha se desviava das trilhas, o pastor com o cajado cutucava a ovelha que estava se desviando, para voltar a trilha.  HOJE: Muitas vezes o cristão se desvia do caminho da verdade e Deus nos orienta através da leitura da Bíblia, as vezes por conselhos de pessoas mais experientes, “orientadores espirituais.”  É como se Deus nos cutucasse para voltarmos a trilha certa.
NESTAS TRILHAS HOJE: Não é fácil de seguir, porque temos três grandes inimigos contra nós:
1 - A influencia do Mundo em nossa volta.
2 - Nossas tendências pecaminosas.
3 - A influencia espiritual iniqua.

O APÓSTOLO PAULO: Disse “Temos uma luta contra as forças espirituais nos lugares celestiais” (Efésios 6:12)
   JESUS CRISTO:  Disse “Estreito é o portão e apertada a estrada que conduz à vida.” (Mateus 7:14) “Por causa do seu Nome.” (Salmo 23:3c)

"AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA TENEBROSA.” (Salmo 23:4b)
Nas montanhas da Judéia existia um vale em que animais predadores se escondiam. Era uma região geograficamente acidentada, com muitas montanhas com vales SOMBRIOS E ESCUROS. A chuva nesta região abre cratera de 3 metros de profundidade, e os animais escorregam e caem neles, o pastor com o bastão, tem uma habilidade de resgatar a ovelha pelo pescoço com a ponta encurvada do seu CAJADO, que serve também para afasta cobras venenosa.

"NÃO TEMEREI MAL NENHUM” (Salmo 23:4b)
A Escuridão é associado a falta de conhecimento de Deus: 1 João 1:5 diz: “Deus é luz e não há nenhuma escuridão em união com ele.” 
João 12:35, 36 diz: “Quem anda na ESCURIDÃO, não sabe para onde vai. Enquanto tendes a luz, exercei fé na luz, a fim de que vos torneis filhos da luz.” 
João 8:12 diz: “Quem me segue, de modo algum andará na ESCURIDÃO, mas possuirá a luz da vida.” 

"PORQUE TU ESTÁS COMIGO.” (Salmo 23:4c)
Observe um fator muito interessante nessa frase. O salmista inspirado mudou da terceira pessoa para a segunda. Em vez de falar de Deus como “Ele”, Davi agora usou o pronome “Tu”. Por quê?  Porque é mais íntimo!

“TUA VARA E TEU BASTÃO SÃO AS COISAS QUE ME CONSOLAM.” (Salmo 23:4d)
VARA: A palavra hebraica traduzida por “vara”, pode referir-se ao cajado dum pastor.  Essas Varas, bastões ou bordões eram usados como apoio (Êxodo 12:11;) para proteção (2 Samuel 23:21; Mateus 10:10); ou para punir. (Êxodo 21:20) Tanto a vara como o bastão podem serem usados para defesa, e para representar ou indicar autoridade. 
  
RICO BANQUETE EM MEIO A INIMIGOS.
“APRONTA DIANTE DE MIM UMA MESA PERANTE OS QUE ME SÃO HOSTIS.” (Salmo 23:5a)
PARA AS OVELHAS: Os que são hostis são os Lobos os Leões e os Ladrões que estão as espreitas para pega-las. Quando a ovelha fica diante destes inimigos, e percebe que o pastor estar lhe protegendo, elas se sentem seguras porque sabe que esses inimigos não lhes podem fazer mal algum.  
PARA OS CRISTÃOS: Em 1 Pedro 5:8 diz: “Satanás é um leão que ruge querendo devoras os verdadeiros cristãos,” Quando o cristão está sobre a proteção do seu pastor ele não tem medo dos seus ataques e suas artimanhas.

Obs.: A partir desse versículo temos uma significativa mudança de ilustração, de um “Pastor para um “Anfitrião, que recebe com honra um hóspede em sua casa, oferecendo-lhe um grande banquete.
“UNTASTE-ME A CABEÇA COM ÓLEO”. (Salmo 23:5b)
No antigo Israel, um anfitrião hospitaleiro passava óleo nas cabeças de seus convidados. Untar com óleo a cabeça de um convidado, era considerado um gesto de hospitalidade e cortesia, como indicam as palavras de Jesus a respeito duma mulher que untou os seus pés com óleo perfumado.   (Lucas 7:38, 46.) 

“MEU COPO ESTÁ BEM CHEIO.” (Salmo 23:5c)
EM OUTRA TRADUÇÃO é traduzido por: ‘Meu cálice transborda.’ (Versão Brasileira) Isto denota abundância espiritual. Embora não se refira a beber em excesso, essas palavras sugerem um copo de vinho excelente. Esta bebida tem propriedades curativas, como mostra o conselho de Paulo a Timóteo: “Não bebas mais água, mas usa de um pouco de vinho por causa do teu estômago e dos teus frequentes casos de doença.” (1 Timóteo 5:23)

“DECERTO, A PRÓPRIA BONDADE E A TUA BENEVOLÊNCIAS ESTARÃO NO MEU ENCALÇO TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA (Salmo 23:6a)
A BONDADE: É parte dos frutos do espírito santo de Deus. (Gálatas 5:22, 23) A Bondade e a Benignidade de Deus são usufruídas pelos que andam no caminho da justiça. 

"EU VOU MORAR NA CASA DE MEU DEUS PELAS LONGURAS DOS DIAS.” (Salmo 23:6b)
Visto que o salmista tinha em mente um afável anfitrião, ele disse: “Morar na casa de Deus” significava ter uma boa relação com Deus qual anfitrião seu. Quem pode morar na casa de Deus?   O Salmo 15:1-5 responde:  “Ó Senhor Deus, quem tem o direito de morar no teu santo monte? Aquele que faz o que é certo, e que é sincero e verdadeiro no que diz, Não fala mal dos outros, não prejudica seus amigos, Ele cumpre o que promete, mesmo com prejuízo próprio.” 

CONCLUSÃO: O Salmo 23 é como uma pedra preciosa de muitas facetas cintilantes. Exalta o glorioso o nome de nosso amoroso Pai Celestial, revela como ele Guia, Protege e Provê as Necessidades Físicas, Emocionais e Espirituais dos seus servos. 

  Blog de mundomaravilhoso : Que Mundo Maravilhoso!, ESTUDO DO SALMO 23
FONTES:
A REVISTA: Revista Readr´s Digest  - Selecões - outubro de 1959 sobre o tema: "O Pastor Basco e o Salmo dos Pastores" 
LIVROS: Dicionário Bíblico e Concordância Bíblico.
GOOGLE, VERBETES PESQUISADOS: Pastor, Ovelhas e Apriscos.
FOTOS E COMENTÁRIOS:  Google.com

MAIS INFORMAÇÕES NESSA PÁGINA:A Bíblia Estudo 13. O Senhor é o Meu Pastor


PRÓXIMO ESTUDO:  EPÍLOGO - "OS BENEFÍCIOS POR ESTUDAR A BÍBLIA.".








Valter Silva
27/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário