quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

DÉCIMA QUARTO ESTUDO - REVESTINDO-SE DE UMA NOVA PERSONALIDADE .

REVESTINDO-SE DE UMA NOVA PERSONALIDADE
“Pôr de lado a velha personalidade e se revestir de uma nova personalidade.” (Efésios 4:22-24) Os que acataram esse conselho, fazem grandes ou pequenas mudanças em suas vidas. Quando a nossa nova personalidade ainda está no estágio inicial, temos de continuar a melhorá-la sempre por meio de ajustes. Até mesmo servos dedicados de Deus, viu a necessidade de fazer melhoras: “Quando quero fazer o que é direito, está presente em mim aquilo que é mau.” (Romanos 7:21)

QUE TIPO DE PESSOA EU SOU? Ao reformar uma casa velha, não basta pintar a fachada e por dentro as vigas continuarem podres. Não basta apenas nos revestir-se de um verniz de justiça, temos de ir a raiz da nossa personalidade e reconhecer problemas que precisam ser corrigidos. “Persisti em examinar se estais na fé, persisti em provar o que vós mesmos sois.”  (2 Coríntios 13:5) Temos um grande ajuda, que é a Bíblia Sagrada: “A palavra de Deus é viva e exerce poder, e penetra até a divisão da alma e do espírito, é capaz de discernir os pensamentos e as intenções do coração do homem.” (Hebreus 4:12)

A NOSSA PERSONALIDADE: Muitos fatores moldam a nossa personalidade, as condição social ou econômica, pessoas de nosso convívio e formação religiosa. Até mesmo os programas de televisão e os filmes a que assistimos, bem como outras formas de entretenimento, deixam a sua marca na nossa personalidade. A Bíblia aconselhou os cristãos em Corinto que anteriormente haviam sido promíscuos, beberrões e muito mais... dizendo: “Isso é o que fostes alguns de vós. Mas vós fostes lavados, com o espírito de nosso Deus.” (1 Coríntios 6:9-11)

QUE TIPO DE PESSOA DEVEMOS SER?  “Afastai de vós o furor, a ira, a maldade, a linguagem ultrajante e a conversa obscena da vossa boca. Desnudai-vos da velha personalidade com as suas práticas.” (Colossenses 3:8-10) Uma maneira de discernirmos as falhas da nossa personalidade é estudar os traços de personalidade de personagens bíblicos, considerando o que era desejável a respeito deles e o que não era: JOSÉ filho do patriarca Jacó. Apesar de sofrer injustiças, José manteve uma atitude positiva e a sua beleza interior. (Gênesis 45:1-15) ABSALÃO filho do Rei Davi, por outro lado fingia se preocupar muito com o povo e era elogiado por sua beleza. Na realidade, porém, ele era traidor e assassino. (2 Samuel 13:28, 29; 14:25; 15:1-12)

COMO FAZER A MUDANÇA? O salmista orou dizendo: “Cria em mim um coração puro, ó Deus, e põe dentro de mim um espírito novo, firme.” (Salmos 51:10) Jesus Cristo, disse a respeito de si mesmo: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, de modo algum andará na escuridão, mas possuirá a luz da vida.” (João 8:12) O profeta Isaías foi inspirado a predizer este contraste: “Eis que a própria escuridão cobrirá a terra e densas trevas a os grupos nacionais;” Na realidade, fala-se de toda a humanidade apartada de Deus como estando sob o poder e a influência dos “governantes mundiais desta escuridão”. (Isaías 60:2; Efésios 6:12)

“O HOMEM QUE SOMOS POR DENTRO”: A Bíblia usa as expressões “o homem que sou no íntimo”, “o homem que somos por dentro” e frases similares. (Romanos 7:22; 2 Coríntios 4:16; Efésios 3:16) Essas expressões são apropriadas, porque os cristãos que foram “feitos novos na força que ativa a sua mente”. (Efésios 4:23) Eles fazem empenhos para se ‘desnudar da velha personalidade  e revestir-se de “um novo homem”. (Colossenses 3:9, 10; Romanos 12:2)

“O HOMEM ESPIRITUAL”: O apóstolo contrasta o homem espiritual com o homem físico. Este “homem físico” não se refere apenas a alguém que vive na terra, alguém que tem um corpo carnal. O homem físico de que se fala aqui se refere é a alguém que não tem um lado espiritual na sua vida.  O homem espiritual tem entendimento das coisas que Deus revela.

“ESCRAVO DO PECADO”: Na ocasião em que o primeiro homem, desobedeceu à lei de Deus, ele tornou-se escravo do pecado. “Não sabeis que, se persistirdes em vos apresentar a alguém como escravos, para lhe obedecer, sois escravos dele.” (Romanos 6:16) A libertação se é possível por meio de Jesus Cristo. Jesus comentou: “Digo-vos em toda a verdade: Todo praticante do pecado é escravo do pecado.”  (João 8:31-34) Quando somos comprados pelo sangue precioso de Jesus, passamos a ser escravo de Jesus Cristo, e não do pecado fazendo mais a sua vontade, “Fostes comprados por um preço; parai de vos tornardes escravos de homens outra vez.”. (1 Coríntios 7:22, 23)


A BÍBLIA UM PADRÃO A SER CONSULTADO: Visto ser difícil avaliar seu próprio comportamento, precisará consultar um padrão respeitado e acreditado. Para isso, recomenda-se a Bíblia Sagrada. Utilize a Bíblia, e terá uma visão de si mesmo que talvez não tenha tido antes.  A Bíblia tem sido assemelhada a um espelho: “Se alguém for ouvinte da palavra e não cumpridor, este é igual a um homem que olha para o seu rosto natural num espelho. Pois, ele olha para si mesmo e vai embora, e esquece imediatamente que sorte de homem ele é.” (Tiago 1:23-25) A Bíblia contém o relato da vida do melhor exemplo a ser imitado por todos nós, o próprio Jesus Cristo. Leia sobre como ele se comportou sob todas as circunstâncias, sobre sua conduta moral, sobre sua percepção e sua sabedoria, sobre sua dignidade, sobre sua consideração, e sobre sua extraordinária bondade e preocupação com o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário