quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

SEXTO ESTUDO - QUEM É O DEUS DA BÍBLIA?

QUEM É O DEUS DA BÍBLIA?
Os deuses que existem, inventados pelos homens não tem nada a ver com o Deus da Bíblia. Os deuses da mitologia grega, por exemplo, são deuses vingativos, guerreiros, prostitutos e violentos. Satanás o diabo é um deus mentiroso é homicida, e tenta levar toda raça humana para a destruição total, são qualidades opostas a do nosso Deus Todo-Poderoso da Bíblia.

UMA VISÃO DE DEUS: Embora não possamos ver a Deus, há emocionantes trechos na Bíblia que nos dão vislumbres de sua personalidade. o profeta teve uma visão de Deus sobre um enorme carro celestial. (Ezequiel 1:4-10) E as “criaturas viventes” que estavam em volta do carro de Deus, tinham uma aparência que nos revela algo importante sobre Deus. Cada qual tem quatro faces: uma de touro, uma de leão, uma de águia e uma de homem, que simboliza as quatros qualidades notáveis da personalidade do nosso Criador.
1. O TOURO: Representa o Poder. Muitas vezes na Bíblia o touro representa a força e o Poder.
2. O LEÃO: Representa a Justiça. Pois a verdadeira justiça exige coragem, essa é uma qualidade destacada dos leões.
3. A ÀGUIA: Representa a Sabedoria. A águia é bem conhecida por sua visão aguçada, podendo enxergar até mesmo pequenos objetos a quilômetros de distância. Assim, a face de águia representaria bem a sabedoria Divina.
4. O HOMEM: Representa o Amor. Visto o homem ter sido feito à imagem de Deus, é a única criação terrena que tem a capacidade de refletir essa principal qualidade divina, que é o Amor.

ESTUDANDO AS PRINCIPAIS QUALIDADES DIVINA
1. O PODER: Deus usa seu poder para Criar, Proteger e Restaurar ou para fazer tudo o que se enquadra nos seus propósitos perfeitos. Já o poder de destruição Deus só é usado quando é para salvar o seu povo. O PODER DE DESTRUIÇÃO NAS GUERRAS: Esse tipo de poder é usado com moderação e como último recurso. As vezes Deus é impelido a usar o seu poder de destruição como nos dias de Noé, em que as pessoas eram fortemente propensas à violência e à imoralidade. Como nos dias de Canaã, que era uma terra de idolatria, derramamento de sangue e práticas sexuais degradantes. Eles até mesmo matavam crianças em fogos sacrificiais. Deus não poderia expor seu povo a tais perversidades. Mas Deus não executou as pessoas indiscriminadamente. Cananeus de índole justa, como Raabe e os gibeonitas, foram poupados. (Josué 6:25; 9:3-27) Deus avisava aquelas pessoas a fim de salvar o máximo número delas. Em Sodoma e Gomorra, Deus garantiu a Abraão que, se apenas houvesse dez homens justos, as cidades seriam poupadas. Essas sentenças de destruição era sempre para pessoas iníquas obstinadas que se recusam a abandonar seu proceder iníquo. “Não me agrado na morte do iníquo, mas em que o iníquo recue do seu caminho e realmente continue vivendo.”  (Ezequiel 33:11)
2. A JUSTIÇA: Quando a Bíblia diz que Deus é justo, quer dizer que ele sempre faz o que é correto e direito, de modo imparcial.  “A Rocha, perfeita é a sua atuação, pois todos os seus caminhos são justiça. Deus de fidelidade e sem injustiça; justo e reto é ele.” (Deuteronômio 32:3, 4)  
3. A SABEDORIA: O conhecimento e a sabedoria estão relacionados em Provérbios 10:14. O Conhecimento de Deus é infinito, como “Rei da eternidade”, somente ele é eterno.  A criação humana, porém, é apenas um exemplo da sabedoria criativa de Deus. A sua sabedoria é evidente em todas as criações que nos rodeiam, desde o universo, até mesmo as mais pequenas criaturas como as formigas, que são “instintivamente sábias”. (Provérbios 30:24)
4. O AMOR: A Bíblia diz que “Deus é amor.” (1 João 4:8) Ele não tem Amor, Ele é a própria personificação do amor, que é a sua qualidade dominante. Essa evidência podemos ver na própria criação do homem. O homem foi feito não só para existir, mas para ter prazer em comer, para ver as cores e a beleza da criação, para deleitar-se com os animais e com a companhia de seus semelhantes, e para ter prazer em outros incontáveis deleites da vida. Sua maior manifestação de amor, foi dar a vida de seu próprio filho unigênito para nos resgatar. (João 3:16)

COMO ACHEGAR-SE A DEUS? A Bíblia ensina sobre Deus: ‘Ele não está longe de cada um de nós.’ (Atos 17:27) “Achegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.” (Tiago 4:8) Como você pode se achegar a Deus? É aprendendo sobre Deus e sobre o seu filho Jesus: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) Além disso existem outras qualidades belas e atraentes em Deus que faz nos achegarmos mais a ele com confiança: “Deus é misericordioso e clemente, vagaroso em irar-se e abundante em benevolência e em verdade”. (Êxodo 34:6) “Ele é bom e pronto a perdoar”. (Salmo 86:5) “Deus é Paciente”. (2 Pedro 3:9) “Deus é leal”. (Apocalipse 15:4) À medida que aprendemos mais sobre as qualidade de Deus, ele se tornará mais real para nós, e teremos mais motivos para amá-lo e sentir-se mais achegados a ele.

PRÓXIMO ESTUDO:
CLIQUE AQUI>> 
SETIMO ESTUDO - QUEM FOI A PESSOA DE JESUS CRISTO...


VISITE ESSA PÁGINA DO FACEBOOK>>A Bíblia Estudo 05. Os Últimos Dias


Valter Silva
20/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário